Dez anos atrás eu me meti a publicar um livro de ficção científica por conta própria, daquele tipo bem aventuresco, inspirado em assistir Firefly e jogar muito RPG do Star Wars, e pelo space sim que eu estava desenvolvendo com amigos nas horas livres. Só que em 2005 nenhuma editora queria publicar esse tipo de coisa, ainda mais de um autor nacional desconhecido. Eram os primórdios das Redes Sociais, bem antes dos e-Books. Contratei um ilustrador, aprendi a diagramar, fiz orçamento com gráficas e abri uma editora (que era só eu, na verdade).
Foram só 500 cópias. No primeiro ano vendi umas 350 delas. O resto saiu aos poucos, ou não saiu. Bem recentemente doei várias para bibliotecas comunitárias e escolares e programas de incentivo à leitura.
A chance é que você nunca tenha ouvido falar de Véu da Verdade, mas esse livro, e a decisão de ignorar as recusas das editoras tradicionais e correr atrás por conta própria, tiveram um significado importantíssimo na minha carreira.
Alguns meses depois de publicar esse livro, eu fui contratado como escritor freelancer para o (então) maior projeto de jogos do Brasil. Exatamente um ano depois do lançamento eu tinha meu primeiro emprego em tempo integral na indústria de jogos. Não parou aí. Mais um ano depois eu publicava meu segundo livro, dessa vez por uma editora de verdade, e escrevia um terceiro, que jamais foi lançado, mas pelo qual eu recebi para escrever mesmo assim.
Os anos passaram. Dez anos. Muita coisa aconteceu. Muita coisa eu aprendi.
Então, como contei aqui neste post, resolvi largar tudo para fazer meu próprio jogo, o mesmo que eu queria fazer lá em 2005, quando publiquei Véu da Verdade. Outros tempos, outras realidades.
Estou fazendo um space sim 2D inspirado em nada mais nada menos que meu primeiro livro, Véu da Verdade. Contratei um ilustrador, aprendi a programar, fiz orçamento com empresas de localização e abri uma empresa (que sou só eu, na verdade).
Percebi que era um ciclo de 10 anos se fechando e achei que não deveria parar aí.
Certo, não parou. O jogo, Strike Squadron Caracará, já está com toda arte pronta e deve estar feature-complete (ou seja, a programação pesada pronta) nas próximas 2 ou 3 semanas. Tenho um livro novo ligado ao jogo nas mãos de um editor que se interessou pelo projeto transmídia. Mas eu senti que faltava algo.
Essa semana eu ouvi a um episódio do CabulosoCast sobre e-books que me fez pensar.
Então peguei o antigo arquivo de Véu da Verdade e o reli. Reescrevi trechos que não estavam bons tecnicamente falando, incluí novos capítulos na jornada dos protagonistas, corrigi os erros que passaram na revisão original.
Então peguei o antigo arquivo de Véu da Verdade e o reli. Reescrevi trechos que não estavam bons tecnicamente falando, incluí novos capítulos na jornada dos protagonistas, corrigi os erros que passaram na revisão original.
Voltei às origens.
Hoje a edição comemorativa de 10 anos de Véu da Verdade está sendo lançada na Amazon pelo preço de custo, R$5,99. Se você tiver sorte ainda pega na promoção de lançamento (ou seja, de graça).
Meu objetivo não é lucrar com a obra. Já lucrei com ela 10 anos atrás. Minha intenção é comemorar minha carreira como escritor e game designer, é incentivar você a ler uma história que eu adorei escrever e que muitos adoraram ler. É te apresentar esse novo mundo para que num futuro bem próximo você queria jogar Strike Squadron Caracará, ler o livro no prelo ou mesmo meu outro, de fantasia, Império de Diamante (que, se você tiver sorte, também está em promoção na Amazon agora).
Porque eu acredito que histórias devem ser contadas, e elas devem ser contadas em mídias diferentes, de formas diferentes, interligadas em uma rede muito, mas muito mais complexa do que qualquer livro, jogo ou filme é capaz de construir.
E, quem sabe? Talvez seja esse o início de um novo ciclo para você também.
Fiz o download para o kindle. Parece muito interessante, lerei em breve, obrigado por disponibilizar!
ResponderExcluirSim, meu amigo! E tenho certeza que teremos mais sorte nesse novo ciclo que está começando!
ResponderExcluirAbraços!